O Sicoob Crediacisc distribuiu R$ 562 mil aos seus cooperados como remuneração de juros sobre o capital próprio. O depósito feito no dia 31 de dezembro é referente ao exercício de 2024 e proporcional ao saldo das contas de capital de cada cooperado.
A remuneração foi de 90% da Taxa Selic média do ano, o equivalente a 9,5% ao ano. "A distribuição de juros ao capital é uma prática essencial que fortelece o modelo cooperativista", destaca o diretor administrativo da cooperativa, Silvio Possato.
A distribuição de juros ao capital é um dos mecanismos utilizado pelas cooperativas de crédito para devolver ao cooperado parte das sobras geradas com o capital investido. Cada cooperado possui cotas, representada na "conta capital", referente à sua participação financeira. "Como dono da cooperativa tem seu direito preservado com essa distribuição", frisa o diretor presidente, José Fernando Domingues, o Zelão.
Para a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediacisc, Lídia Maria Lima, o retorno financeiro aos cooperados é uma forma de incentivar ainda mais a participação e a utilização dos serviços da cooperativa. "Também é uma prática que promove a transparência e fortalece a confiança por que demonstra que os recursos estão bem administrados e gerando benefícios", observa.
O saldo da "conta capital" pode ser acessado pelo App Sicoob (menu conta capital, extrato, selecionar mês dezembro) os recursos desta conta devem ser compreendidos como um investimento a longo prazo. "O cooperativismo de crédito é um movimento diferenciado, afinal de contas, qual instituição financeira devolve parte de seu lucro para os correntistas?", questiona Lídia.
Em 2024, a cooperativa de crédito Sicoob Crediacisc devolveu aos seus cooperados R$ 1,74 milhão referente às sobras de 2023.