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Dezenas de pessoas entraram em contato com o Ponto de Atendimento Digital (PA Digital) do Sicoob Crediacisc para obter informações sobre ofertas de crédito por meio do Whatsapp utilizando a marca Sicoob e contratos falsos. Entre os dias 4 e 10 de dezembro foram pelo menos 100 contatos diferentes.

De acordo com o relato das pessoas, golpistas fazem contato pelo Whatsapp, oferecem crédito, enviam um contrato falso com a logomarca do Sicoob e dizem que em um determinado horário daquele mesmo dia o crédito estará liberado na conta.

“Ao perceber que o dinheiro não entrou na conta, a vítima faz contato com o golpista pelo Whatsapp”, explica Carlos Eduardo, responsável pelo PA Digital do Sicoob Crediacisc. “O golpista diz a tarifa para liberar o crédito não foi paga e, infelizmente, a pessoa acaba fazendo o PIX”, detalha.

Uma das vítimas, segundo Carlos Eduardo, alegou ter feito um PIX no valor de R$ 3 mil para os golpistas. “Um número grande de pessoas nos procurou para confirmar se era verdade ou não aquela oferta de crédito”, esclarece Carlos Eduardo.

Para o secretário executivo do Sicoob Crediacisc, Marcos Martinelli, os golpes são parecidos na sua essência. “Eles vendem uma facilidade que não existe no mercado e muitas pessoas se iludem”, frisa. “É preciso desconfiar sempre e nunca fechar uma negociação por mensagem ou com pessoas desconhecidas”, complementa.

Além das cinco unidades físicas – três em São Carlos, uma em Dourado e outra em Ribeirão Bonito – o Sicoob Crediacisc também possui o PA Digital que centraliza os atendimentos por telefone e mensagens. “Estamos com uma presença física e digital bastante significativa o que chama a atenção para os nossos contatos”, observa Martinelli.

Em outubro deste ano, golpistas usaram nomes de funcionários do Sicoob Crediacisc para tentar enganar cooperados e pessoas da sociedade em geral. A principal recomendação é nunca passar dados pessoais, não pagar boletos ou fazer PIX sem antes ter certeza de que não se trata de golpe.