Dezenas de pessoas entraram em
contato com o Ponto de Atendimento Digital (PA Digital) do Sicoob Crediacisc
para obter informações sobre ofertas de crédito por meio do Whatsapp utilizando
a marca Sicoob e contratos falsos. Entre os dias 4 e 10 de dezembro foram pelo
menos 100 contatos diferentes.
De acordo com o relato das
pessoas, golpistas fazem contato pelo Whatsapp, oferecem crédito, enviam um
contrato falso com a logomarca do Sicoob e dizem que em um determinado horário
daquele mesmo dia o crédito estará liberado na conta.
“Ao perceber que o dinheiro não
entrou na conta, a vítima faz contato com o golpista pelo Whatsapp”, explica
Carlos Eduardo, responsável pelo PA Digital do Sicoob Crediacisc. “O golpista diz
a tarifa para liberar o crédito não foi paga e, infelizmente, a pessoa acaba
fazendo o PIX”, detalha.
Uma das vítimas, segundo Carlos
Eduardo, alegou ter feito um PIX no valor de R$ 3 mil para os golpistas. “Um
número grande de pessoas nos procurou para confirmar se era verdade ou não
aquela oferta de crédito”, esclarece Carlos Eduardo.
Para o secretário executivo do
Sicoob Crediacisc, Marcos Martinelli, os golpes são parecidos na sua essência.
“Eles vendem uma facilidade que não existe no mercado e muitas pessoas se
iludem”, frisa. “É preciso desconfiar sempre e nunca fechar uma negociação por
mensagem ou com pessoas desconhecidas”, complementa.
Além das cinco unidades físicas –
três em São Carlos, uma em Dourado e outra em Ribeirão Bonito – o Sicoob
Crediacisc também possui o PA Digital que centraliza os atendimentos por
telefone e mensagens. “Estamos com uma presença física e digital bastante significativa
o que chama a atenção para os nossos contatos”, observa Martinelli.
Em outubro deste ano, golpistas usaram nomes de funcionários do Sicoob Crediacisc para tentar enganar cooperados e pessoas da sociedade em geral. A principal recomendação é nunca passar dados pessoais, não pagar boletos ou fazer PIX sem antes ter certeza de que não se trata de golpe.