No início de outubro a diretoria do Sicoob Crediacisc alertaou os cooperados e comunidade em geral para golpes praticados por meio do PIX envolvendo o nome de diretores e funcionários da cooperativa de crédito.
O pix é uma ferramenta importante, mas que requer cuidados semelhantes ao pagar um boleto ou ao responder a um link de whatsapp.
De acordo com o relato de cooperados, os golpistas utilizaram o nome do Sicoob Crediacisc e de funcionários para solicitar a "devolução" ou "estorno" do PIX realizado equivocadamente. Solicitavam a senha do cooperado.
Como forma de garantir um uso mais seguro, o Sicoob tornou obrigatório o cadastro do favorecido para transações superiores a R$ 1 mil. Nestes casos, é preciso cadastrar apenas uma vez a chave pix no aplicativo da cooperativa.
Dicas para não cair no golpe do pix
• Não responder ou clicar em mensagens enviadas por whatsapp sobre o PIX
• Nunca forneça senha nem dados como código CVV, número e validade em ligações ou mensagens que receber para cadastramento, atualização ou confirmação da chave Pix ou para qualquer outra finalidade;
• Nunca faça transferências, TEDs, DOCs ou pagamentos em sua conta para fazer um teste para utilização do Pix;
• O Sicoob não solicita que acesse seus dispositivos remotamente para habilitar o Pix;
• Na hora de realizar sua transação utilizando a chave Pix, confira os dados do “recebedor” da transação, seja pessoa ou estabelecimento;
• Lembre-se, o cadastramento da chave Pix é realizado pelo App Sicoob instalado no seu celular.